quinta-feira, 5 de junho de 2008

Sustentar será reeditado em 2009


Sustentar será reeditado em 2009

O Sustentar 2008 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável – encerrou na última terça-feira 27, na Assembléia Legislativa, com a confirmação de uma nova edição no próximo ano. Proposto pelo deputado estadual Pedro Uczai (PT), o evento teve a participação de mais de 500 pessoas, entre estudantes, técnicos, pesquisadores, gestores públicos, parlamentares, agricultores, ambientalistas e representantes de movimentos sociais.

A reedição do Sustentar é uma das propostas que integram a Carta de Florianópolis, aprovada por unanimidade ao final do evento, a fim de aprofundar o conhecimento sobre a produção de energias renováveis e sua relação com o meio ambiente e a produção de alimento. Além disso, o documento destacada a necessidade de uma legislação estadual que regulamente a geração, distribuição e comercialização de energias renováveis, já que atualmente o Estado de Santa Catarina não dispõe de qualquer programa nessa área.

Outra medida sugerida é a formulação de uma política pública no Estado de Santa Catarina a qual estabeleça diretrizes e ações necessárias à implementação de programas e projetos específicos para esta área. Também deverá ser criado um fórum estadual sobre mudanças climáticas, integrando representantes de diferentes segmentos da sociedade para propor e acompanhar estas ações.

Para o coordenador do Sustentar 2008, deputado estadual Pedro Uczai (PT), a exposição de importantes especialistas no evento demonstrou que é possível aliar a produção de energia renovável à de alimento. O parlamentar acredita que “a pequena propriedade rural que caracteriza o estado de Santa Catarina tem condições de transformar nosso estado em uma referência deste modelo de produção no país”. Neste caso, o deputado explica que a produção de energias renováveis poderá ir além de uma resposta ambiental, mas representará uma nova fonte de renda para melhorar a realidade social destas famílias. “Mas, para isso, temos que criar uma política pública e uma legislação clara que viabilize este modelo de produção. Caso contrário, as energias renováveis serão mais um capital de concentração utilizado para a exploração dos pequenos produtores”, alerta Uczai.

Vagner Dalbosco - Assessor de Comunicação

Nenhum comentário: