
LA PAZ, 2 de junho.— O governo boliviano nacionalizou a empresa TR-Holdings, que possui 50% das ações da firma Transporte de Combustíveis Sociedade Anônima (Transredes), passo com o qual consolidou o processo iniciado em 1º de maio de 2006, informou a agência ABI.
A TR-Holdings, que era controlada pelo grupo de investimentos Ashmore, foi nacionalizada mediante um decreto promulgado pelo presidente boliviano, Evo Morales, numa usina da Transredes, na cidade de Santa Cruz.
Segundo a agência PL, o presidente informou que a multinacional petroleira conspirava contra o governo, citando relatórios que demonstram os vínculos dessa empresa com alguns prefeitos de departamentos opositores.
Com estes procedimentos, a partir dos quais a estatal Yazidas Petrolíferas Fiscais Bolivianas (YPFB) controlará cerca de 98% da propriedade da Transredes, na qual também tinha interesses a empresa anglo-holandesa Shell Gas-Latin America, deu-se um "passo importante", segundo afirmou o ministro dos Combustíveis, Carlos Villegas.
Durante a aplicação do último decreto, o presidente Evo Morales anunciou que continuará com a recuperação de todas as empresas privatizadas nos anos de 90, para cumprir o "pedido do povo boliviano".
A tomada de controle da Transredes soma-se a um processo de nacionalização de toda a indústria dos combustíveis, mediante o qual as receitas do país aumentaram de US$300 milhões em 2005 para US$1,93 bilhão no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário