terça-feira, 15 de julho de 2008

Subsídio para eleições 2008 - II

Sugestão Roteiro para Programa de Governo Eleições 2008.

Inicialmente a coordenação de campanha deve fazer um bom debate sobre a estratégia de campanha.

Um dos livros mais lidos no Brasil sobre estratégia de campanha e pesquisa eleitoral, chamado “A Cabeça do Eleitor”, define que a lógica do eleitor funciona a partir da lógica de seis pontos:
1. Avaliação do governo (se bem avaliado, dificilmente perde eleição)
2. Identidade do candidato (deve ser bem definida, ou é situação, ou é oposição e qual a qualidade que se destaca, liderança, simpatia ou competência)
3. Lembrança do nome (nível de conhecimento, de lembrança do nome na cabeça do eleitor)
4. Currículo do candidato (o que fez)
5. Potencial de crescimento (inversamente proporcional ao índice de rejeição)
6. Apoio político (influência de outras lideranças e transferência de voto)

Se observarmos isso, não percebemos diretamente a importância do Programa de Governo (PG) nas eleições, porém está inserido em todos os itens, ou seja, o PG da conteúdo e consistência.

Quanto à avaliação do governo (situação) precisa divulgar o que realizou e propor um PG que o eleitor visualize avanços em relação ao que já existe. Se oposição deve pesquisar os pontos fracos, criticar e propor. Por isso o candidato precisa definir sua identidade e ter currículo do que fez, para poder propor. Com isso, se não houver alta rejeição o candidato cresce e se houver apoio externo, melhor ainda.

Ao mesmo tempo, contrariamente a opinião acima citada, podemos também afirmar que não basta um governo bem avaliado para ganhar as eleições e temos muitos exemplos disso.

Tradicionamente o PT sempre desprendeu uma atenção especial para o PG, tendo como referência o Modo Petista de Governar.
As diretrizes do PT Nacional para o PG propõem os seguintes eixos conceituais comuns aos programas de governo:

I. Participação Cidadã e Controle Social
II. Desenvolvimento e Geração de Trabalho e Renda
III. Políticas Sociais e de Garantia de Direitos
IV. Gestão Ética, Democrática e Eficiente
V. Gestão Democrática do Território
VI. Afirmação dos direitos: raça, gênero e orientação sexual

Metodologia:

Buscar informações, através de levantamento e/ou pesquisa, identificando os setores mais frágeis da atual administração;
Promover um debate entre os coordenadores de campanha e candidatos para propor analisar a relação entre a realidade local e as diretrizes propostas pelo PT;
Quando possível, é importante aproveitar o PG como fator de mobilização de lideranças e simpatizantes da campanha, num período de baixa mobilização, que é o mês de julho. Convidar para debater o PG, pedir a opinião, ouvir as pessoas;
Os eventos de debate podem ser por regiões do município ou por temas, como educação, saúde, emprego, etc;
Dispondo de informações sobre a realidade local (dados e pesquisa), a luz das diretrizes do PT Nacional, debatidos com simpatizantes, deve haver um momento de definição do PG, legitimado pelos candidatos e coordenação de campanha;
Por fim deve-se transformar o PG em peça de publicidade, essa é uma tarefa técnica e deve ocorrer a tempo de trabalhar seu conteúdo no horário de rádio e TV (antes de 19 de agosto);
A apresentação do PG definido deve ser através de um lançamento, um evento com grande mobilização, ou vários eventos divididos por regiões do município ou por temas.

Atenção: o PG deve ser focado em alguns pontos centrais, a metodologia de debate ampla não pode significar que todas as idéias devem constar no PG. É necessário uma grande capacidade de síntese e focar as propostas em questões chave, devidamente explicadas e esclarecida sua viabilidade, pois ninguém acredita em propostas absurdas.

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