terça-feira, 15 de julho de 2008

Eleições 2008: Executiva do PT anula coligações em 25 cidades de SC


O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina protocolou ontem na Justiça Eleitoral o pedido de cancelamento parcial de 25 atas de convenções municipais do estado, anulando coligações que contrariam as orientações partido. A Executiva Estadual analisou os vinte e cinco pedidos de municípios que pretendiam fazer coligações com partidos que estão fora da base de apoio do Governo Lula, critério vetado pela Direção Nacional, aceito apenas como possível exceção se analisada caso a caso.

A Executiva reafirmou que as coligações municipais apenas teriam validade se estivessem em conformidade com os parâmetros definidos pela Direção Nacional. Desse modo, eventuais alianças com partidos que estão fora da base de apoio ao Governo Lula devem ser tratadas como exceções, deliberadas em encontro municipal e referendadas pela Executiva Estadual. Para esses casos cabe recurso à Direção Nacional. “O PSDB e o DEM, por liderarem a oposição ao Governo Lula e defenderem o projeto neoliberal não compõem o nosso arco de alianças”, afirma a ata da Executiva que decidiu pela anulação das alianças, citando definição anterior do PT/SC. Nos municípios governados pelo PT será permitida a manutenção das atuais alianças, desde que aprovadas pelo respectivo encontro municipal e referendadas pela Executiva Estadual.

Com base nessas orientações, ficou definido, por unanimidade, que não são válidas coligações efetuadas pelas comissões executivas locais com o PSDB e o DEM. As únicas exceções são os municípios onde o PT já administra em aliança com esses partidos. A parte anulada das atas restringe-se à autorização para a realização das coligações com esses dois partidos e à composição da chapa majoritária. As demais deliberações das convenções de cada cidade ficam mantidas como a manutenção dos nomes dos candidatos proporcionais. Também ficou decidido que cabe à Executiva Estadual escolher os nomes que concorrerão às eleições majoritárias nessas cidades, considerando os interesses e argumentos dos órgãos locais, podendo inclusive indicar os nomes escolhidos nas convenções municipais.

As atas parcialmente anuladas são:

Alto Bela Vista (coligação com DEM)
Belmonte (coligação com DEM)
Catanduvas (coligação com DEM e PSDB)
Cocal do Sul (coligação com DEM)
Cunhataí (coligação com DEM e PSDB)
Doutor Pedrinho (coligação com DEM)
Flor do Sertão (coligação com DEM)
Grão Pará (coligação com PSDB)
Ibiam (coligação com DEM e PSDB)
Imbuia (coligação com PSDB)
Laurentino (coligação com PSDB)
Major Gercino (coligação com DEM)
Meleiro (coligação com PSDB)
Morro da Fumaça (coligação com PSDB)
Orleans (coligação com DEM)
Ouro Verde (coligação com PSDB e DEM)
Pedras Grandes (coligação com DEM)
Pinheiro Preto (coligação com PSDB)
Rio das Antas (coligação com PSDB)
São Carlos (coligação com PSDB)
São Ludgero (coligação com DEM)
São Pedro de Alcântara (coligação com PSDB)
Serra Alta (coligação com DEM)
Turvo (coligação com PSDB)Urupema (coligação com PSDB)

Nenhum comentário: