quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Uczai destaca expectativa positiva dos brasileiros


O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Pedro Uczai, comemorou na sessão desta quarta-feira 3 os resultados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que coloca os brasileiros como o povo com o nível mais alto de expectativa de felicidade em relação ao futuro. A pesquisa realizada com base em dados coletados do Instituto Gallup ouviu mais de 130 mil pessoas em 132 países.

Entre os brasileiros, 64% dos entrevistados acreditam que terão felicidade suprema até 2013. Ao perguntar, em uma escala de 0 a 10, que nota o entrevistado daria para a sua felicidade daqui a cinco anos, os brasileiros apresentaram a maior expectativa do mundo, com uma nota média de 8,78. O estudo também mostra que a expectativa de felicidade é ainda maior entre os jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos de idade. Numa escala de zero a dez, os jovens brasileiros atingiram nota 9,29, ficando à frente dos Estados Unidos (9,11) e Venezuela (8,27).

Uczai explicou que a pesquisa aponta a transformação do cenário econômico brasileiro como o principal motivo para o otimismo juvenil. O líder do PT na Assembléia Legislativa lembrou que dos 1,6 milhão de novos empregos formais criados no Brasil em 2007, 91% foram ocupados por pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, a renda do jovem gerada pelo trabalho aumentou 10,5% ao ano, e seu nível de escolaridade aumentou 1,75%, passando de 9,5 anos de permanência na escola em 2003 para 10,4 anos em 2007.

Outra informação comemorada nesta quarta-feira por Uczai foi o anúncio do Presidente Lula sobre a criação de aproximadamente 41 mil novas vagas nos cursos presenciais das universidades federais em 2009, 28% a mais que este ano e 53% maior que a quantidade de vagas disponíveis em 2007. Ao todo, as federais vão disponibilizar 227.668 vagas entre cursos presenciais e à distância para 2009, mais que o dobro de 2003, quando as universidades públicas ofereciam 113,9 mil. “Um operário Presidente vai criar mais vagas em seis anos do que o Brasil criou ao longo da história, desde 1934, quando da criação da primeira universidade em São Paulo. Que felicidade para mim, como professor, ver milhares de jovens terem acesso à universidade. Como líder da bancada do PT, quero dizer que esse ambiente econômico e social projeta um Brasil melhor, com mais soberania, igualdade social e distribuição de renda. Os jovens estão tendo oportunidade de viver melhor o presente, mas com expectativas ainda melhores para o futuro”, comemorou Uczai.

Nenhum comentário: