quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Sobre Reunião do Diretório Estadual

Sobre Reunião do Diretório Estadual

Companheir@s...

Ontem dia 26 de agosto estava marcado a do Diretório Estadual, não deu quórum, nossa chapa foi a que esteve em maior quantidade, dos treze membros presentes éramos em 8 companheir@s só faltaram 3 era preciso 30 dirigentes para dar quorum.
Ao constatar a impossibilidade da reunião do diretório decidiu-se fazer a reunião da executiva e encaminhar .

A pauta da reunião era a apreciação dos recursos sobre alianças e Deliberação sobre sanções disciplinares referentes ao cumprimento de resoluções nacionais e estaduais sobre a política de alianças.
Segundo resolução do Diretório Nacional do PT, de 30 de maio, as coligações com partidos que não compõem a base de apoio do governo federal somente poderão ser autorizadas com base nos seguintes critérios:
· Quando os partidos de oposição ao governo federal não indicam o candidato a prefeito ou a vice-prefeito;
· Quando os partidos de oposição ao governo federal indicam o candidato a prefeito ou a vice-prefeito, mas trata-se de reeleição e o PT compôs a coligação vencedora em 2004 ou participa da administração municipal;
· Quando o PT indica o candidato a prefeito.
É bom relembrar que o referendo a resolução nacional foi feito pela executiva estadual em descompasso com a resolução do diretório estadual que proibia em todos os casos alianças com o PSDB e DEM com exceção os municípios de reeleição e onde o PT compôs a coligação vencedora em 2004 ou participa da administração municipal;
A partir desses critérios tivemos 24 municípios em desacordo com a política nacional referendada pela estadual.
Encaminhamos para os cartórios eleitorais o recurso de impedimento dessas candidaturas, houve indeferimento de 11 registros, ou seja, tais municípios os juízes eleitorais mantiveram a coligação.
A decisão da executiva estadual foi de 1) solicitar, junto à justiça eleitoral, o cancelamento do registro das candidaturas majoritárias e/ou proporcionais do PT nos municípios de Alto Bela Vista, Belmonte, Flor do Sertão, Ibiam, Imbuia, Orleãns, Ouro Verde, Pinheiro Preto, Rio das Antas, São Pedro de Alcântara e Serra Alta. Estes municípios descumpriram os critérios aprovados pelo DN para a realização de alianças com o PSDB e DEM, fizeram tais coligações contrariando decisão das Executivas Nacional e Estadual do PT e, não tiveram as coligações com o PSDB e/ou DEM impugnadas pela justiça eleitoral, conforme requereu esta Executiva Estadual. Por decisão da CEE, esta decisão será tornada pública e postada no site do partido.
2)Solicitar à Comissão Executiva Nacional do PT que ratifique a decisão de cancelar o registro das candidaturas do PT nos municípios relacionados no item um desta resolução.

È bom lembrar que tínhamos a possibilidade da destituição dos diretórios e comissões provisórias que descumpriram a resolução, mas por falta de quorum da instância responsável, o diretório, coube a executiva determinar pela resolução acima mencionada.

Acho importante após o processo eleitoral, um balanço dessa política, para podermos discutir o mérito da política ideológica e funcional em que o partido está submetido, e quais atores e políticas influenciaram no estado para chegarmos a esse ponto, onde as regras e concepção partidária ficam abaixo da política eleitoral e individual de cada município.

Att
Carlos Eduardo
Vice presidente do PT-SC
Coordenador da ES

Nenhum comentário: